Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil

Embratur

Escolha seu idioma

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade. Esse objetivo está incorporado em um tratado internacional denominado Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, tendo sido aprovado pela UNESCO em 1972.

Confira abaixo a lista dos Patrimônios Culturais brasileiros:

  • A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
  • O centro histórico de Olinda (1982)
  • As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
  • O centro histórico de Salvador (1985)
  • O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
  • Brasília (Plano Piloto) (1987)
  • O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
  • O centro histórico de São Luís (1997)
  • O centro histórico de Diamantina (1999)
  • O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)

A Lista do Patrimônio Mundial comporta atualmente 830 bens, situados em 138 países, considerados como possuidores de valor universal excepcional. Entre eles, 644 são Patrimônios Culturais, 162 são Patrimônios Naturais e 24 são mistos.

O Brasil aderiu à Convenção do Patrimônio Mundial em setembro de 1977 e atualmente comporta 17 bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, sendo dez Patrimônios Culturais e sete Naturais.

A lista completa dos Patrimônios Mundiais pode ser acessada em: http://www.unesco.org.br/areas/cultura/areastematicas/patrimonio/patrimoniomundial/copy6_of_index_html/mostra_documento

Imprimir dicas

Informações sobre a cidade a ser visitada

Antes de viajar, vale a pena dedicar um tempo à pesquisa da história, das datas de festas e das manifestações culturais do lugar que vai visitar. Assim, você aproveita melhor o seu passeio e não corre o risco de ser surpreendido por um feriado.

Tão encantadoras quanto a cultura brasileira são as riquezas naturais do país. Desde 1986, o Brasil já teve sete locais considerados Patrimônios Naturais da Humanidade: Parque Nacional de Iguaçu; Mata Atlântica: Reservas do Sudeste; Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica; Complexo de conservação da Amazônia Central; Área de conservação do Pantanal; Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas; e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.

Vale informar que a classificação Patrimônio Natural da Humanidade diz respeito às formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; hábitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético.

Voltar

Veja as condições climáticas nas principais cidades do país:

Unesco